A Primeira Igreja Baptista do Porto é como o próprio nome indica a primeira comunidade Batista organizada e reconhecida como tal na cidade do Porto, aliás a primeira Igreja Batista a ser organizada em Portugal, no dia 20 de dezembro de 1908, nos moldes aceites pela comunidade Batista, estabelecida em outros países. A nossa sede fica na Rotunda da Boavista no templo conhecido por Tabernáculo Baptista.
O que é ser batista?
As Igrejas são comunidades cristãs que procuram seguir o modelo das Igrejas do Novo Testamento. Por isso os batistas são mais simples na sua organização, não têm um clero hierarquizado sendo cada comunidade autónoma gerida por um sistema de democracia direta e tendo a Bíblia como única autoridade em termos de fé e prática. Os batistas são assim chamados por defenderem o batismo por imersão após uma decisão consciente, livre e espontânea do crente que decidiu seguir a Cristo.
Hoje são mais de 40 milhões por todo o mundo. Entre os Batistas mais conhecidos encontram-se: Martin Luther King Junior (Pastor Batista e Prémio Nobel da Paz – 1964) e Jimmy Carter (Diácono e Professor da Escola Bíblica Dominical na Igreja Batista, ex-Presidente dos EUA e Prémio Nobel da Paz – 2002). Estes homens representam os valores que os Batistas defendem em termos da luta pela justiça e paz!
No que cremos?
Somos uma Igreja com forte identidade histórica batista. Subscrevemos a declaração de fé batista e o pacto de membros da Primeira Igreja Baptista do Porto.